Exposição Multiverso e Lucas Ero

Salas A, 1 e 2 – Prédio Mestrado em Educação Tecnológica/ET

Projetos elaborados pelo Grupo de Estudos de Metáforas, Modelos e Analogias na Tecnologia, na Educação e na Ciência – GEMATEC, grupo multidisciplinar, com tendência transdisciplinar, formado por doutores e mestres do Grupo de Pesquisas de Metáforas, Modelos e Analogias na Tecnologia na Educação e na Ciência – AMTEC, vinculados ao CNPq, com apoio da CAPES e interessados na temática.

claudia 1

claudia2

Multiverso

Multiverso é a (re)construção de um modelo desenvolvido para divulgação científica em espaços não-formais de educação sobre a possibilidade da existência de múltiplos universos. É um análogo ao espaço sideral, tridimensional e em meio fluido (MAES 3D-MF). Multiverso pode ser construído a partir de um globo de vidro para lâmpada (semelhante a um aquário redondo) contendo água, álcool e óleo com corante. Nele pode se observar poeira cósmica,movimentação de matériaaglutinação de matéria, formação de astrosformação de galáxias e até mesmo, com intervenção mecânica, simular uma supernova (a explosão de uma estrela no final do ciclo de vida) e discutir sua importância para a formação de outros sistemas solares. Já foi apresentado em eventos científicos, museus e esteve no Espaço do Conhecimento da Praça da Liberdade em Belo Horizonte, durante um mês no ano de 2015, promovendo oficinas sobre Astronomia para crianças, adolescentes e adultos.

DNA

DNA é um modelo que representa um fragmento de uma molécula de Ácido Desoxirribonucleico (DNA). Parte da composição química da molécula se acha representada no modelo. Informações científicas a respeito da complexidade e da riqueza de características hereditárias imagináveis e não imagináveis estão presentes no modelo como, por exemplo, no genoma humano (complexo cromossômico de uma célula). DNA foi construído com caixas de arquivo, fitas de pano e folhas de papel com informações sobre o DNA.

Haploid Book

Haploid Book é fruto de uma ideia que surgiu da discussão sobre o final do projeto Genoma quando foi anunciado… está aberto o livro da vida. Haploid Book é um modelo, confeccionado em forma de livro que contém, em suas páginas, os elementos biológicos dos 22 cromossomas de células haploide humana (masculina e feminina) com suas características representadas. No modelo pode se identificar cromossomas, genes de características fenotípicas como cor de cabelo, cor de olhos, entre outros. Apresenta também uma sequência didática para o ensino de genética.

Olho Tridimensional

Olho tridimensional foi o primeiro vídeo interativo e tridimensional, sem óculos especial, desenvolvido como instrumento de estudo, em 2009, pelo grupo de pesquisa. Construído com imagens em movimento, permite identificar componentes do olho humano e seu funcionamento em uma sequência didática, de modo a favorecer a compreensão sobre a composição e funcionamento do órgão.

Smartscópio

Smartscópio tem por finalidade favorecer o trabalho prático, de microscopia, no ensino de Ciências, em decorrência das dificuldades de sua implementação ser limitada nas escolas, principalmente pela falta de equipamentos e materiais. O projeto Smartscópio tem por objetivo apresentar um microscópio óptico alternativo que interage com um smartphone. De fácil construção e baixo custo, o modelo possui potencial para ser usado no trabalho prático em Ciências e Biologia, em qualquer ambiente. Não depende de fonte luminosa fixa, uma vez que é autônomo em seu funcionamento. Smartscópio oferece formas diferentes de ensinar e aprender.

MOE

Monte o Esqueleto – MOE – é um projeto baseado em jogos estruturado em um software livre disponível para computador, executável no sistema Windows. O conteúdo aborda aspectos da anatomia humana sobre o sistema esquelético. Foi desenvolvido concomitantemente a outros dois softwares de players de vídeos para a disciplina Anatomia para o Movimento do Curso de Licenciatura em Dança da Escola de Belas Artes da UFMG. MOE possui duas fases, Nível 1 e Nível 2, e seu funcionamento se dá em analogia ao jogo de quebra cabeça cuja regra básica é pegar e arrastar as peças (ossos) dispostas de maneira embaralhada nas laterais da tela do computador para o seu centro, de forma a montar um esqueleto articulado bidimensional na posição anatômica. Atualmente, o projeto pretende ampliar o jogo digital em parceria com o grupo Centro de Referência em Analogias, Modelos e Metáforas na Tecnologia, na Educação, na Ciência e Artes do CEFET-MG que se encontra em fase de construção e consolidação.

Exposição Ainda que Eu Ande Pelo Vale do Aço e da Morte

15, 16 e 17 de agosto de 2019

Local: Lounge Tenda

Lucas Ero – Artista Plástico

Artista Visual. Vive e trabalha em Belo Horizonte. Graduado em Desenho pela UFMG. O Artista já participou de residências artísticas e realizou exposições em Belo Horizonte, São Paulo e Espanha. Foi contemplado em 2016 com o Prêmio Residência Camelo, Festival Camelo de Arte Contemporânea, Belo Horizonte – MG. Ero investiga, a partir do desenho, fotografia, instalação, mídias tecnológicas e objetos tridimensionais, o rastro deixado pelo progresso industrial, para então se pensar em uma mecanização do humano, onde o corpo, reduzido a objeto, se torna passível de obsolescência e descarte. Neto de um operário da Usiminas que sobreviveu ao massacre dos metalúrgicos em Ipatinga (1963), por parte de mãe, e de uma benzedeira indígena e um garimpeiro do Vale do Jequitinhonha, por parte de pai, nasceu e foi criado no subúrbio de Ipatinga, uma cidade industrial do Vale do Aço, onde referências culturais identitárias, como a origem dos avós, se diluem no abismo temporal entre as gerações transpassadas pelo progresso e pelas identidades ciborgues que se constroem na contemporaneidade. Com tais questões como ponto de partida surge o interesse pelas máquinas e relações humanas, focado no afeto e erotismo dos corpos, em uma tentativa de conciliar contrários que passam pelo o que é vivo e o que é mecânico, pelo corpo orgânico e o objeto industrial.

claudia3

Vésperas do Massacre 63

Pastel oleoso sobre papel 2017 – 2019

Fonte: Acervo do artista